
NEWSLETTER VFC
FACILITIES MANAGEMENT – UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Formador
Nuno Miguel Leite de Almeida – Licenciatura em Engenharia Mecânica, Pós-graduação em Eficiência Energética e Gestão de Centros Comerciais, BREEAM In-Use Assessor UK & International e Auditor Interno ISO 50001, com vasta experiencia na área de Facilities Management, tendo desenvolvido a sua atividade profissional em diversos Centros Comerciais nacionais e internacionais.
Objetivo Geral
Este curso tem como objetivo dotar os participantes das competências necessárias para a atuação na área de Facilities Management e, simultaneamente, realçar a sua importância nas empresas, ao nível de valor acrescentado do negocio, através da rentabilidade do mesmo e imagem associada para o exterior.
Objetivos específicos
No final deste curso os participantes deveão estar aptos a reconhecer a importância da área de Facilities Management para o nível global de resultados da empresa; Identificar quais os principais fatores de sucesso na elaboração de uma estratégia de Facilities Management; Aplicar os conhecimentos adquiridos para estabelecer e/ou desenvolver programas e politicas de Facilities Management que possibilitem rentabilizar os recursos da área de Facilities e contribuir para um melhor desempenho global das organizações; Interligação e comunicação com os diferentes departamentos e áreas de negocio das organizações; Obter a visão preventiva de um Facilities Manager.
Destinatários
Este curso destina-se a Profissionais não licenciados, com experiencia profissional na área de Facilities Management, e que queiram aprofundar conhecimentos na área em causa; Responsáveis de manutenção ; Responsáveis de Segurança; Responsáveis de Património; Recursos humanos e Serviços Gerais ; Engenheiros e Arquitetos, ou outra e que pretendam obter informação e conhecimento na área de Facilities Management.
Conteúdo Programático
Parte 1 – Facilities Management – Definição (4 horas)
a. A Origem de FM e sua evolução histórica ; b. Definições de Facilities Management; c. Tarefas de um Facilities Manager e suas competências; d. Standards FM
Parte 2 – Facilities Management – Orientação (8 horas)
1. Facilities Management (1 hora)
a. O Lado cliente ; b. O Lado prestador de serviços ; c. Foco no negocio ; d. Plano estratégico, entrega e revisão do mesmo; e. Plano de seguimento
2. Estratégia (1 hora)
a. Ação de Preparação – Portfolio Existente; b. Visão Corporativa, Missão e Plano de Negócios
c. Planos e Politicas
3. Planeamento (2 horas)
a. Avaliação das necessidades; b. Preparação; c. Realizar um plano de intervenção e seus benefícios; d. Comunicação;
4. Gestão de Serviços (2 horas)
a. Delinear um plano de entrega; b. Tipo de Serviços contratados; c. Gerir serviços internos; d. Gerir serviço/contratos externos; e. Legislação
5. Performance (2 horas)
a. Medição de Performance; b. KPI’s comuns; c. Benchmarking; d. Produtividade
Parte 3 – Facilities Management – Gestão (20 horas)
1. Gestão Operacional (8 horas)
a. Organização;
b. Gestão da entrega de serviço;
c. Melhorar a eficiência;
d. Gestão de clientes e serviços
e. Pedidos de cotação
i. Tipificação de um caderno de encargos FM
ii. Gestão e avaliação de fornecedores de FM
iii. A importância da retribuição variável na área de FM
iv. Modelos de retribuição variável
f. Níveis de serviços – Especificações e SLA’s ; g. Conceito de SLA’s e FMA; h. Finanças e Facilities i. HST; j. Plano de continuidade de negocio; k. Activos sustentáveis; l. Serviços especializados; m. A Objetividade como fator de sucesso
2. Gestão da manutenção (4 horas)
a. Tipos de manutenção; b. Condição dos ativos; c. Auditorias de manutenção, segurança e HST
d. Manual de Operações e manutenção;
3. Gestão do espaço de trabalho (3 hora)
a. Gestão do serviço e espaço; b. Desenho do espaço de trabalho; c. Remodelações e otimização;
d. Condições de segurança do espaço de trabalho
4. Organização de pessoal (2 horas)
a. Formação; b. Competências em FM; c. Pessoal; d. Liderança; e. A gestão da mudança;
f. Cultura de organização
5. Arquivo e tratamento de informação (2 horas)
a. Analises operacionais e tipos de Report; b. A importância do Report; c. A tecnologia em FM;
d. Tendências futuras; e. FM vs BIM
6. Casos de sucesso (1 hora)